Bem vindo ao meu Diário Virtual do Curso Gestar II

Espero que você possa aproveitar o que foi trabalhado com os alunos da EMEF Jorge Ewaldo Koch no Bairro Rondônia na cidade de Novo Hamburgo - RS. Viaje conosco!!

Projeto Quadra Poliesportiva da EMEF Jorge Ewaldo Koch


GESTAR II
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar

Projeto Quadra Poliesportiva da EMEF Jorge Ewaldo Koch

Cursistas Cláudia Lencini do Nascimento
e Luciane A.de Carvalho Selbach




Justificativa:

O presente projeto justifica-se pela necessidade da Escola em ter uma quadra poliesportiva para a realização das atividades físicas, recreativas e outras. Aceitando a sugestão do TP2 – unidade 5 – atividade 22 em mobilizar os alunos para a construção e análise comparativa entre o imaginário e o real.


Objetivos:

*proporcionar a participação dos alunos na elaboração do Projeto da Quadra Poliesportiva da Escola;
*utilizar os conhecimentos matemáticos do Sistema Internacional para realizar as medições e os cálculos com números decimais;
*criar plantas através de representações gráficas e virtuais (XHome 3D), respeitando escalas e proporções;
*convidar engenheiros para visitar a Escola e dar subsídios para a realização do projeto;
*calcular área e perímetro da quadra poliesportiva;
*construir maquetes, observando a escala e a proporcionalidade;
*exercitar a cidadania, através da participação na elaboração do projeto, acompanhando os custos e a execução do mesmo.



Período do projeto:

De Agosto de 2009 até o término da obra a qual não tem data prevista.



Participação de professores:

Além das professoras envolvidas diretamente com o Gestar II, Cláudia e Luciane, recebemos total apoio da professora de Educação Física da Escola: Aline Kieling.




Número de alunos participantes:

São 113 alunos de quatro turmas: 5ºanos( EF 9anos) A, B e C e 5ºano(EF 8anos) B.




Etapas :

1.Durante as aulas de Educação Física a professora lança alguns desafios: “Como vocês acham que é uma quadra de esportes?”, “Quais as medidas corretas?”, “Que tipos de quadras deveriam ter nossa área coberta ou quadra?”. Com estes questionamentos os alunos serão incentivados a desenhar uma quadra do esporte que quiserem, seguindo as instruções de escala explicada pela professora e depois entregá-la.






2.Após a análise dos desenhos e dimensões usadas, a professora explicará e demonstrará as medidas corretas. Os desenhos com estas medidas ficarão expostos na sala de aula. E será lançado um novo desafio; “Quais e quantas quadras poderemos ter na nossa aérea coberta ou quadra poli esportiva?”





















3.Será realizada, pelos alunos, a medição do terreno onde construiremos a área coberta, observando a melhor posição para abrigar o maior número de quadras possível. Será realizada em dois momentos: primeiro a medição em passos (medidas não convencionais) e em segundo a medição com instrumentos acessíveis aos alunos como a trena e a fita métrica (medidas convencionais).












































4.Apresentação para os alunos do Projeto Arquitetônico da quadra poliesportiva.












































5.Utilizando-se de um programa específico o XHome 3D, realizaremos a planta da quadra idealizada pelos alunos, calculando área e perímetro da mesma. (ainda não realizado)

6.Encontro com o engenheiro da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, responsável pela obra, visualizando a planta existente e oficial. Posteriormente os alunos construirão uma maquete respeitando escala e proporção. (ainda não realizado)

7.Comparação entre as idéias dos alunos e o projeto real. Questionamentos ao engenheiro sobre a viabilização de alguma idéia sugerida pelos alunos.(ainda não realizado)


8.Acompanhamento da realização da obra em termos de: tempo de execução, orçamento previsto, adequação ao espaço existente e cumprimento do projeto de acordo com a planta apresentada aos alunos. (ainda não realizado)

9.Inauguração da área coberta ou quadra poli esportiva com a presença de autoridades, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.(ainda não realizado)




Considerações Finais:

Nosso projeto, no inicio, seguiu o cronograma planejado, porém, no meio do mesmo aconteceram alguns imprevistos. Primeiro a demora, quase um ano, para conseguirmos a planta da quadra, segundo o impedimento do inicio das obras devido a construtora que ganhou a licitação estar com a documentação inadequada e terceiro a reforma elétrica na escola que impossibilitou o uso do Laboratório de Informática e o deslocamento mensal das turmas por outras salas de aula.
Os motivos acima ocasionaram no atraso da conclusão do nosso projeto. Porém o caminho percorrido foi preenchido de muitos saberes, conhecimentos e aprendizagens significativas adquiridas.



Avaliacão:

Durante as etapas do projeto houve uma mudança na metodologia das professoras, resultando uma maior aprendizagem dos conhecimentos matemáticos, pelos alunos, tais como: medidas, numerais decimais, área e perímetro, razão e proporção e o exercício da cidadania.
No ano de 2010 os alunos que estavam no 5ano (EF 9 anos) estão demonstrando maior autonomia nas aulas de Matemática seguindo, ainda, a mesma metodologia.
Uma surpresa agradável foi o resultado da Prova Brasil onde passamos da média 4.7 para 5.1.
No entanto a impossibilidade da conclusão do projeto gerou, também, frustração por parte das professoras que estavam e estão ansiosas por concluir o mesmo.


Observação:


Foi entregue a tutora Cidônia um 'movie maker' com maiores detalhes sobre o nosso projeto.


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