Bem vindo ao meu Diário Virtual do Curso Gestar II

Espero que você possa aproveitar o que foi trabalhado com os alunos da EMEF Jorge Ewaldo Koch no Bairro Rondônia na cidade de Novo Hamburgo - RS. Viaje conosco!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Registro Reflexivo


Gestar II para mim foi....


Acredito que aproveitei muito o tempo que estive envolvida no Programa Gestar II, pois na verdade o tempo envolvido não se resumia apenas aos encontros com a tutora.

Havia os momentos de estudo e leitura em casa, preparação das aulas, o desenvolvimento das aulas, a avaliação do que foi apresentado por mim aos alunos e o resultado apresentado pelos alunos. Praticamente eram as horas, os dias, as semanas e os meses....


Hoje, estou mudada, inovada e com desejo de melhorar cada vez mais como profissional.

Citar algum momento especial ou importante é relegar todos os outros para um local onde não deveriam estar.

Mas lembrando de alguns dos nossos encontros:




*o primeiro onde havia muita ansiedade e uma muralha na frente para o desconhecido(Gestar)


*outro onde desenvolvemos nossos talentos para a produção de um vídeo: nossa o
ralidade e expressão oral foi colocada a prova; foi um momento de auto-avaliação individual e em grupo; expressamos nossas dúvidas e certezas, pois aqui já tínhamos mais certezas do que dúvidas.


* outro onde construímos o caleidociclo, que para mim foi muito difícil e coloquei-me, imediatamente, no lugar dos alunos, pois não conseguia fazer, mas queria fazê-lo; recebi ajuda da colega Cacilda que tinha facilidade e habilidade e me conduziu até a conclusão; quando fui aplicar tive outro olhar para cada aluno e pedi ajuda para a Professora Rejane de Ed. Artística.


Foto deste encontro



* outro foi quando praticamos o SUDOKU gigante, momentos de muita aprendizagem com um jogo já conhecido, como demonstra a foto a seguir:



















Obstáculos encontrados durante o Curso do Programa Gestar II:


*no ano de 2009 iniciamos em Junho e tínhamos muita coisa para aprender e aplicar em pouco tempo


*difiuldades para implantar na escola ( tempo, conteúdos programáticos, alunos,...)


*desvincular-me da metodologia confortável onde estava


*colegas desistindo no meio do percurso


*redução da carga horária de planejamento da nossa tutora


*desvinculação da UAB no comprometimento de fornecer nosso certificado de conclusão


* vários outros projetos e atividades 'naturais' da Escola durante a aplicação do Programa


Média entre o que adquiri (ganhei) e os obstáculos: Aprendi muito mais!!



Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula - Todos os TPs


Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula TP1
Aluna: Cláudia Lencini do Nascimento

Tarefa: importância das atividades aplicadas para a aprendizagem matemática dos alunos

(a)TP1 – Unidade 1
Alimentação dos animais, proporção, gráficos de barras, pesquisa investigativa com pais, vizinhos e colegas-professores sobre relação massa corporal X massa do alimento, pesquisa na Internet, IMC, tabela de peso e altura de meninos e meninas, medição de massa e altura, medição de comprimento, resolução de situações-problemas envolvendo o SI.

(b)TP1 – Unidade 2
Alimentação para saúde, Sistema Internacional de Medidas (SI), Kcal encontrada nos alimentos, palestra com nutricionista, Adição, Subtração e Multiplicação envolvendo números decimais, cálculo de área e perímetro da Horta da Escola e do refeitório.

(c)TP1 – Unidade 4
Situação-problema em relação ao tempo gasto X atividades diárias dos colegas-professores

Observações da Professora: Acredito que os conceitos matemáticos, acima, trabalhados durante o TP1 foram muito importantes para a aprendizagem dos meus alunos. Iniciando pela mudança na metodologia: aplicando a matemática em rede. Outra mudança ocorrida na professora foi a conscientização de uma alimentação saudável: procurei uma endocrinologista e estou realizando uma reeducação alimentar.

Comentários dos alunos: o espanto na comparação da alimentação da abelha e do elefante, o gosto pelo trabalho com gráficos de barras, a aventura de realizar pesquisas, a alegria por realizar medições, a cooperação nos trabalhos em grupos, as dúvidas durante a palestra com a nutricionista, a análise do peso X altura X IMC,...

Professora: Muitas observações estão no Diário Virtual – Gestar 2009 – Blog. Gostaria de ressaltar o comentário da serviços gerais quando ouviu-me explicar a leitura correta de gramas no SI ( trezentos gramas e não trezentas gramas) e gritou pela janela dizendo; “Até eu aprendi contigo agora, pois não sabia!”. E uns dias após mostrou um artigo no Jornal NH, com a mesma explicação.
A partir da situação-problema ‘Quantos metros de arame precisaremos para cercar a Horta Escolar?’ realizamos o trabalho com área e perímetro. Foi impressionante o conhecimento que os alunos trazem de casa. Mediram o perímetro com passos, palmos, braçadas,... Demonstraram muito interesse em participar destas atividades práticas e fora da sala de aula. Assimilaram muito bem
Quando compreendi como funcionava a aprendizagem em rede durante a aplicação das propostas, percebi que introduzi vários conceitos de uma forma mais interessante e real e que outros surgiram naturalmente. O que difere de todos os anos anteriores tanto na qualidade quanto na quantidade do ensino da Matemática.

Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula TP2
Aluna: Cláudia Lencini do Nascimento


Tarefa: importância das atividades aplicadas para a aprendizagem matemática dos alunos

(a)TP2 – Unidade 5
Projeto das dimensões da quadra aberta que será construída na escola envolvendo: área, perímetro, escala, maquetes, programa Xhome 3D no LIE e o exercício da cidadania ao acompanhar a construção da mesma.


(b)TP2 – Unidade 6
Leitura e interpretação do tratamento de informações através de tabelas e gráficos.

Observações da Professora: O projeto da quadra de esportes está no início apenas. A professora de Educação Física realizou a pesquisa de cada esporte e sua quadra específica de modo a tornar-se poliesportiva. Os alunos fizeram a representação gráfica desta quadra, respeitando as escalas solicitadas.
Os alunos continuam interessados em trabalhar com gráficos de barras e com tabelas. Isto é a construção do conhecimento matemático em ação. Estão desenvolvendo a leitura, interpretação e representação das informações de forma eficaz.
Estão trabalhando, também, com os números decimais em situações-problemas nas operações de Adição, Subtração e Multiplicação.
Como já haviam trabalhado a área e o perímetro da Horta Escolar, foi fácil realizar o trabalho com o espaço da quadra. Ainda realizaremos uma maquete, utilizando escala, da Horta e do Refeitório.

Comentários dos alunos: 'como será a quadra nova?'; "nossa o que poderemos fazer lá despois de construída!'; 'é legal trabalhar com gráficos e é fácil entendê-lo!'; 'eu já fazia cálculos com número com vírgula(decimais) e nem sabia que eram eles!'.


Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula TP 3
Aluna: Cláudia Lencini do Nascimento



Tarefa: importância das atividades aplicadas para a aprendizagem matemática dos alunos

(a)TP3 – Unidade 11
Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico, conceito de variáveis e de funções.

(b)TP3 – Unidade 10
Figuras bidimensionais e tridimensionais e suas relações.


Observações da Professora: Realizei uma pesquisa sobre a Consciência Ecológica X Comportamento Ecológico com as minhas colegas-professoras, após fiz uma classificação quanto o grau de consciência individual e do grupo, baseado em critérios que estabeleci. Há todo o trabalho postado no blog Diário Virtual.
Juntamente com a professora de Artes Rejane, realizamos a confecção do caleidociclo. Interessante notar que sempre há no grupo de alunos um ou mais que possuem habilidade para realizar as tarefas propostas. E foi assim, que conseguimos atingir todos os alunos. Transposição Didática - atividade 3 - página 235.


Comentários dos alunos: ‘É muito difícil!’, ‘´Parece que não vai dar certo’, ‘Ficou legal!’, “Consegui até aqui, alguém me ajuda?’, “Consegui!’, ‘Olha só como é legal, quando a gente mexe!’.


Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula TP 4
Aluna: Cláudia Lencini do Nascimento

Tarefa: importância das atividades aplicadas para a aprendizagem matemática dos alunos

(a)TP 4 – Unidade 13
Situação: Levantamento junto ao comércio local sobre a presença de instrumentos de medidas para quantificar as mercadorias a serem mensuradas na presença do cliente- atividade 15 - página 47.

(b)TP 4 – Unidade 14
Situação: Construindo um modelo da Horta e do Refeitório da Escola, através da construção de maquetes - atividade alternativa para a sugestão da página 69 (atividade 2).

Observações da Professora: Devido ao pouco tempo, realizei apenas com o 5º ano B (EF9 anos), o seguinte levantamento junto ao comércio local: “A presença de instrumentos de medidas para quantificar as mercadorias a serem mensuradas na presença do cliente”.
No Bairro Rondônia, bairro da escola e da moradia dos alunos, foram encontrados vários estabelecimentos comerciais e até industriais. Há padarias, supermercados, mercados, armazéns, lojas, lanchonetes, fábricas de máquinas, de injetados,...
Os alunos deveriam observar e perguntar “Quais instrumentos de medição que existia no estabelecimento, para que os consumidores presenciasse a medição das mercadorias? E que diferentes instrumentos de medição para diferentes mecadorias?”
Exemplos de respostas obtidas: balanças digitais para a medição de frios, pães, carnes, verduras, legumes, frutas, cucas, bolos, doces, salgados, etc; fita métrica para a medição de fitas, tecido, papel em metro, eláticos,etc; balança industrial para medição de máquinas e outros equipamentos pesados entre outras respostas.

Comentários dos alunos: "que verificar e comprovar pessoalmente na 'vida real' o que eles aprenderam em sala de aula foi muito bom". Utilizaram-se dos conceitos matemáticos do sistema internacional de medidas, dos números decimais e suas operações. Pois ajudaram na conversa de 'igual para igual' usando palavras do dia dia dos trabalhadores.
Utilizando-se da escala: 1 m = 3 cm e 1 cm = 3 mm; os alunos construiram maquetes da Horta e do Refeitório da nossa Escola. No blog Diário Virtual temos fotos de vários momentos destas atividades. Onde observamos bem a aquisição ou não dos conceitos transmitidos.
Eles gostaram muito de realizar esta atividade em grupos onde 3 grupos realizaram a maquete da horta e 3 do refeitório em cada turma. Interessante ouví-los debatendo no grupo: “não é este tamanho!”, “a escala não está correta”, “não foi assim que a professora disse”, “cadê a régua para medir certinho?”, “tá faltando canteiros na horta”, “tá faltando mesas no refeitório”, ...

Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula TP 5
Aluna: Cláudia Lencini do Nascimento

Tarefa: importância das atividades aplicadas para a aprendizagem matemática dos alunos

(a)TP 5 – Unidade 17
Construção do conhecimento matemático em ação: Multiplicidade e Contagem - Princípio Multiplicativo.

(b)TP 5 – Unidade 20
Semelhanças e Fractais - o Triângulo de Sierpinski


Observações da Professora: Os alunos em grupos receberam, porque são alunos de 5º anos do EF de 9 anos, da professora dois bonecos: uma menina e um menino para recortarem.Após roupas, também, para recortarem. Para a menina, no início, haviam 3 blusass e 3 saias de cores diferentes (roxa, rosa e amarela) e para o menino 3 calções e 3 camisetas ( verde, azul e cinza).
Depois do contato inicial (necessário para a exploração individual sem acompanhamento) eles deveriam demonstrar sobre a mesa as diferentes possibilidades de roupas que eles poderiam usar, seguidos do registro em forma de “Diagrama de árvores”, deveriam contar estas possibilidades e após procurar representar através do princípio multiplicativo.
Aproveitando a sugestão da atividade 12 da Unidade 18 na página 71, realizamos a representação, deste princípio, na forma de tabela de todos os resultados possíveis.
Interessante como estas sugestões ajudaram e agilizaram a aprendizagem dos alunos destes conceitos. Eles gostaram muito e nem se importaram depois, porque estavam “vestindo bonequinhos como crianças pequenas”.
Outra atividade realizado foram os Fractais como o Triângulo de Sierpinski, onde os alunos além de criar os triângulos a partir de um primeiro e medindo através do ponto médio de cada lado, surgiram vários outros triângulos iguais. Fotos com detalhes dos trabalhos estão no Blog Diário Virtual.
Eles adoraram a atividade e as comparações que foram realizadas.

Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula TP 6
Aluna: Cláudia Lencini do Nascimento

Tarefa: importância das atividades aplicadas para a aprendizagem matemática dos alunos

(a)TP 6 – Unidade 22
Resolução de situação-problema: localização e deslocamento.

(b)TP 6 – Unidade 23
Uma alimentação adequada às necessidades e atividades diárias.
Observações da Professora: a partir de uma situação-problema "o deslocamento de uma família de um estado a outro do Brasil"; os alunos irão utilizar-se de conhecimentos sobre km, m, horas, minutos já adquiridos para encontrar as soluções propostas nas atividades 8, 16 e 18.
Irão comparar distâncias juntamente com revistas tipo "Quatro Rodas" para ampliar seus conhecimentos.
Comentários dos alunos: 'agora eu sei como os motoristas de ônibus e de caminhões fazem para não se perder!', "é muito legal!', "eu não entendi esta das horas de chegada",...
A outra atividade ainda não foi realizada até então. Mas já está toda planejada com o texto da página 113, 114 e 115. Leitura e interpretação. Pesquisa no Laboratório de Informática sobre o que é Kcal. Identificação das Kcal nas embalagens de produtos alimentícios. A necessidade de gastar calorias através de exercícios como parte de uma vida saudável.

Atividades diversas realizadas em 2010

Atividades diversas realizadas em 2010
Durante o ano de 2009 fui registrando, no diário virtual, as atividades realizadas nos TPs. Neste ano de 2010 irei citar algumas para que não haja repetição das atividades, conhecimentos e conceitos matemáticos desenvolvidos. São outros alunos, porém a metodologia adquirida com o Gestar II é a mesma, com algumas apresentações modificadas e aprimoradas.
Atividades realizadas:
* números decimais: sisitema internacional de medidas, cálculo com Adição, Subtração e Multiplicação
* conversas, debates e aulas expositivas em Ciências com a Professora Soila sobre os cuidados com a alimentação
* alimentação saudável e não saudável
* medição das alturas e massas dos alunos pela Professora Aline de Educação Física
* trabalho com tabelas e gráficos de barras sobre as alturas e as massas: interpretação e produção
* cálculo da média das alturas e massas de cada grupo e de toda a turma
* uso de instrumentos de medição: régua, fita métrica, trena, relógio analógico e digital, balança e de instrumentos de contagem: a calculadora
* formas geométricas: semelhanças, diferenças, lados, nomeclatura

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TP6 - Unidade 23 - Alimentação e Saúde

Integrando a matemática ao mundo real - resolução de situação-problema


Uma alimentação adequada às necessidades e atividades diárias

texto da páginas 113. 114 e 115




Comentários da professora: esta atividade ainda será realizada com os alunos dos 5ºanos na próxima semana.
Está planejado:
* a leitura e interpretação do texto
* a pesquisa sobre o que é Kcal
* alimentação saudável
* necessidades diárias de calorias por idade e sexo
* resolução de situações-problemas
* identificação da Kcal nas embalagens e rótulos de produtos alimentícios
* exercícios para gastar energias excedentes

terça-feira, 17 de agosto de 2010

TP5 - Unidade 20 - Fractais

Semelhanças e Fractais - o Triângulo de Sierpinski


Os alunos desenharam um triângulo de 20cm, após encontraram o ponto médio de cada lado e fizeram outro, em seguida de cada novo triângulo que surgiu também. Coloriram livremente.

Outro triângulo onde encontraram o ponto médio de cada lado de cada novo triângulo , no total repetindo o processo por 8 vezes e sugeri a pintura.



O 'oposto' do triângulo de Sierpinski:



Comentário da professora: não foi uma atividade fácil, os alunos atrapalharam-se ao criar novos triângulos e ao pintar; foi necessário muita ajuda da professora, mas o resultado ficou muito criativo e bonito.