Medimos o perímetro do refeitório para resolvermos a situação-problema apresentada pela professora: "Qual a quantidade de lajotas serão necessárias para trocar o piso do refeitório?"
Após a medição, voltamos para a sala de aula onde forão dadas várias sugestões por parte dos alunos: "É só colocar uma lajota do lado da outra para saber"; "Vamos somar os lados"; "Tem que quadricular o espaço"; "Mede o tamanho da lajota que quer e depois faz a conta",...até que a professora lançou outro desafio, onde disse "E se fosse um local bem maior, tipo um campo de futebol, como seria?"
Foram dadas outras sugestões , até uma bem próxima da real, onde a professora aproveitou para explorar e explicar como era feito o cálculo.
Introdução da palavra área, como medida interna do refeitório, de uma figura geométrica ou não.
Calculamos a medida necessária e realizamos o desenho com as medidas certas através do uso da escala.
Escala utilizada 1m = 1cm
1cm = 1mm
Outro desafio:
"Qual será a área da Horta Escolar?" utilizando-se as informações das aulas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário