Bem vindo ao meu Diário Virtual do Curso Gestar II

Espero que você possa aproveitar o que foi trabalhado com os alunos da EMEF Jorge Ewaldo Koch no Bairro Rondônia na cidade de Novo Hamburgo - RS. Viaje conosco!!

sábado, 25 de julho de 2009

Avaliação diagnóstica Gestar II



Avaliação diagnóstica


A professora Cláudia Lencini do Nascimento, de matemática, criou uma avaliação diagnóstica para verificar o quanto os alunos dos 5º anos já possuem de conhecimentos em 'conteúdos' ainda não 'ensinados' em sala de aula.


Conhecimentos estes que são: cálculos nas quatro operações com números decimais, escrever como lemos os numerais, impostos, medidas de comprimento, capacidade e massa e problemas envolvendo estes 'conteúdos'.

Isto foi realizado no dia 17/07/2009.

Comentários dos alunos : " o que é ml professora?", "como se escreve isto?", "ah! isto eu não sei!".


terça-feira, 21 de julho de 2009

TP1 - Unidade 4 - Articulando Conhecimento - Altura e IMC










Gráfico das alturas

Realizamos uma atividade para confeccionar gráfico de colunas com barbantes na medida da altura de cada aluno.
Comentários dos alunos: "como que o meu barbante é menor se o colega é menor do que eu?", "nós temos a mesma altura, mas o barbante não tem o mesmo tamanho!", "como medir sem errar?", "este cartaz ficou igual ao gráfico feito no papel quadriculado!".
Gráfico de colunas - IMC


Transpomos os índices encontrados pelo cálculo do IMC, para um gráfico de barras.
Após realizamos a média dos índices por grupos e depois pela turma toda.
Média dos índices
Comentários dos alunos: "ah! é assim que as professoras fazem as nossas médias de notas", "isto é muito fácil, mas tem um nome estranho, pensei que era difícil!".
Obs.: estas atividades foram feitas durante a semana de 13 a 17 de julho de 2009.

domingo, 19 de julho de 2009

TP1- Unidade 1 - Transposição Didática - IMC




Cálculo do IMC em sala de aula



Na sala do LIE os alunos registraram em seus cadernos a tabela de IMC referente a faixa etária deles.



Já em aula com a ajuda da calculadora eles puderam calcular o seu prórpio índice de IMC. Com as informações que já possuíam da altura e 'peso', usaram a fórmula para encontrar ('peso' dividido pela altura ao quadrado).



Comentários dos alunos durante a aula: "que legal o que a calculadora faz!", "nossa só isto o meu IMC?", "acho que estou acima do 'peso'!", "é legal trabalhar com a calculadora, tudo fica mais fácil!", entre tantos outros.

TP1 -Unidade 1 - Laboratório de Informática Educativa (LIE) - IMC








Pesquisa em sites referentes a alimentação
Encontramos informações sobre o que é IMC, como calcular e, ainda,tabelas referentes aos índices.
Foi muito interessante, pois fizemos algumas simulações com valores de 'peso' e altura imaginários para verificar como procurar nas tabelas.
Encontramos, também, neste site copacabana runners artigos referente a obesidade infantil e a falta de nutrientes necessários para esta fase da vida.
Comentários dos alunos:
-foi legal pesquisar sobre o IMC; quanta coisa sobre este assunto; será que estou no 'peso' certo? e o meu IMC?; tem alunos que só comem porcarias; entre outros.




sábado, 18 de julho de 2009

TP1 - Unidade 1 - Articulando Conhecimentos - IMC






IMC - Índice de massa corporal



Para obtermos um resposta sobre a indagação das aulas anteriores, durante a semana de 13 à 17 de julho fizemos uma visita ao LIE - Laboratório de Informática Educativa da nossa Escola.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

TP1 Unidade 1 - Alimentação - 01 até 09 de julho de 2009



Resolução de situação-problema

Leitura da manchete do jornal Ciência Agora texto extraído do TP1.

Foram lançadas diversas perguntas referentes ao texto: 'isto é possível?','quanto alimento o elefante come? e a abelha?', 'se a informação for correta, como é possível?', 'onde poderemos obter informações para confirmar ou não esta afirmação?', entre outras tantas.



O seguimento do texto foi importante para responder a estas indagações
Fizemos a comparação entre a quantidade de alimento ingerido e o 'peso' do animal ( proporção).
Levamos a comparação para verificar se havia uma proporção entre o que nós ingerimos e o nosso 'peso'.


Como verificar se havia ou não uma relação entre alimentoXpeso? Surgiu a possibilidade de realizar uma pesquisa de campo com vizinhos, familiares e a professora de Ciências Soila.
Ao realizar o levantamento de dados, percebemos que 144 dos entrevistados acreditavam que havia relação entre a quantidade de alimentos ingeridos com o 'peso' e altura, enquanto que 19 não concordaram e 12 responderam que havia relação com o 'peso', mas não com a altura.


Analisamos, também, o perfil dos entrevistados: profissão , sexo e idade variados sem predominância. E que a maioria não possuía conhecimento específico para responder, somente o que acreditava ser o correto.

TP1 Unidade 2 - de 06 a 10 de julho de 2009

Durante as aulas de Educação Artística, os alunos confeccionaram uma pirâmide a partir da planificação da mesma.

Ela será usada durante as aulas de Ciências onde o assunto pirâmide alimentar está em pauta.
A pirâmide alimentar será completada posteriormente com os alimentos de acordo com os seu grupos.


Comentários de alunos durante a confecção das pirâmides: "nossa achei que não ia dar certo", "como foi fácil fazer", "não consigo colar estas pontas", "a minha saiu torta", "professora preciso de ajuda",...





segunda-feira, 6 de julho de 2009

TP1 Unidade 2 - 29 de junho a 3 julho de 2009



Os alunos receberam da professora Soila uma aula explicativa e prática sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Utilizou-se de livros em forma de coleções sobre alimentos.


Levou para sala de aula exemplos de alimentos ao natural, como os da horta escolar.
Explicou também sobre a pirâmide alimentar.
Os alunos foram incentivados a trazerem exemplos de alimentos saudáveis e não saudáveis. E após confeccionaram, em grupos, cartazes com estas classificações.
Comentários realizados pelos alunos durante as aulas: "não consegui exemplos de bons alimentos", "no encarte do supermercado tinha uma página só de porcarias", "eu sei que salgadinho e bolachinha não são bons pro meu corpo, mas eu adoro", "minha mãe deixa eu comer salgadinho e bolachinha, é ela que compra pra mim",...




sábado, 4 de julho de 2009

TP1 - Unidade 1 - Seção 3 - Transposição didática

Convidar os alunos para analisarem matematicamente sua saúde


A Professora de Educação Física Aline, analisou com a ajuda dos Gráficos de Estatura para idade e 'Peso' para idade de meninos e meninas de 2 a 20 anos.

Após realizaram trabalho em grupo identificando, individualmente, a sua curva relacionada a ideal.
Novamente houve debate para análise.
Os alunos realizaram a correspondência entre sua altura, massa e idade, percebendo através dos cartazes com cordões, se estavam na média, abaixo ou acima.