Bem vindo ao meu Diário Virtual do Curso Gestar II

Espero que você possa aproveitar o que foi trabalhado com os alunos da EMEF Jorge Ewaldo Koch no Bairro Rondônia na cidade de Novo Hamburgo - RS. Viaje conosco!!

domingo, 28 de junho de 2009

O início do trabalho no Gestar II - Guia Geral





Explorando expectativas individuais




Após ler o Guia Geral deste programa, realizei as atividades propostas e acredito que ganharei muito com esta troca de experiências entre as colegas e a tutora.





Terminarei o curso, tornando-me uma profissional melhor e com maiores condições de atender e entender o aluno.





sexta-feira, 26 de junho de 2009

TP1 Unidade 2 - 08 a 23 de junho de 2009

Os alunos dos 5º anos responderam um questionário em forma de "rotina diária". Foi preenchido de acordo com as aulas de Língua Portuguesa(prof.Suzianne), Ciências(Soila), Educação Física(Aline) e Matemática(Cláudia).
As informações solicitadas eram: nome, endereço, filiação, altura,massa, exemplo de alimentação diária: café da manhã, lanche, almoço,lanche e jantar; horários para: acordar, dormir, ir para escola, estudar em casa, ver televisão, brincar, usar computador e/ou videogame;citar atividades realizadas no turno contrário a escola; responder quantas vezes por semana comia carne, leite, frutas e verduras, que tipos de alimentos mais gostava e quais menos gostava.



Após a conclusão do mesmo, cada professora em sua área fez um debate sobre as respostas e se concordavam que estava correto da maneira como agiam.

Alguns exemplos de respostas dadas pelos alunos: lanche da manhã "enroladinho e refrigerante"; "não gosto de verduras e nem de legumes"; "não gosto de frutas", "não como nada a noite" (nem pão com leite); pela manhã "tomo café preto"; "não tenho horário para estudar"; "estudo 8h por dia"; MUITOS responderam que "vão dormir às 23h, meia noite ou até 1h da madrugada" e que assistem "programas que não são recomendados" para a idade deles como o "Pânico" .

Dificuldades encontradas durante as aulas para que os alunos respondessem o questionário: "não sei", "não me lembro o que como", "não sei que horas vou dormir, "porque eu não olho o relógio",...

Conclusões feitas pelas professoras: os alunos estão sozinhos em casa na maioria do tempo, mesmo aqueles em que as mães não trabalham, há uma permissividade, por parte dos pais ou responsáveis, da qual os alunos não tem maturidade para escolher corretamente. Também não há uma preocupação por uma vida saudável: com alimentação adequada, sono de 10h e tempo para os estudos e para o divertimento.